top of page

 Os Programas Anos Incríveis (AI)

 

Os AI foram desenvolvidos por Carolynn Webster-Stratton há mais de 30 anos e constituem uma intervenção multimodal baseada em evidências que envolve programas para pais, educadores e para a criança. A série de programas Anos Incríveis consiste numa resposta integrada em diferentes faixas etárias (do nascimento até aos 12 anos de idade). Afastam-se das Intervenções parentais clássicas, uma vez que implicam uma abordagem colaborativa, adaptada às caraterísticas desenvolvimentais das crianças e famílias, centrada na promoção de interações pais-filhos positivas, através de uma metodologia baseada no modelamento por vídeo e na prática de estratégias através da dinamização de role-plays na sessão. 

Os Anos Incríveis em Portugal

Em Portugal a investigação, implementação e disseminação dos programas AI são coordenados por duas Professoras da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (Maria Filomena Gaspar e Maria João Seabra Santos).

O programa Básico para pais (versão anterior a 2008) foi o primeiro da série de programas AI a ser transportado para Portugal. O segundo foi o programa para educadores.

Ao longo dos últimos 9 anos foram realizados diferentes grupos de pais, na comunidade e contexto clínico. A viabilidade e adaptação do programa ao contexto Português têm sido testadas no âmbito de projetos de investigação financiados, com amostras de crianças em idade pré-escolar com risco social (prevenção seletiva) e com risco clínico (prevenção indicada).

O programa traduzido para português está disponível na página oficial dos Anos Incríveis.   

 O programa para educadores e professores

O Teacher Classroom Management (TCM) já foi estudado e implementado em Portugal. Os estudos revelaram ganhos significativos quer para as educadoras quer para as crianças.  

 

Metoldologia: 7 sessões com a duração de 5 horas dinamizadas por uma líder certificada no Programa Anos Incríveis. 

 

Contéudos: Programa 1 - A importância da atenção positiva do educador, do encorajamento e do elogio; Programa 2 – A motivação das crianças através de incentivos; Programa 3 - Prevenção de problemas de comportamento - o educador pró-ativo; Programa 4 – Redução de comportamentos inadequados por parte das crianças; Programa 5 – Construção de relações positivas com as crianças - resolução de problemas.

O futuro: Outros programas (Dina, Prontidão Escolar)

 

Brevemente Outros Programas em Portugal!

Fique atento às novidades.

O Programa Básico para Pais

O programa Básico para Pais Anos Incríveis, inicialmente construído com o objetivo de prevenir e intervir nos múltiplos fatores de risco envolvidos no início precoce dos problemas de comportamento em diferentes contextos e de aumentar os fatores protetores, têm sido alvo de revisões ao longo dos anos (Webster-Stratton, 2011).  

 

Enquadramento: Modelos cognitivos e comportamentais da aprendizagem social, da autoeficácia e do modelamento; interações coercivas de Patterson; nos modelos de estabelecimento de relações próximas e de vinculação de Bowlby; e nas teorias do desenvolvimento cognitivo de Piaget.

 

Metodologia: O programa AI (versão anterior a 2008) é normalmente aplicado em grupo (8 a 12 pais), ao longo de 12 a 14 sessões semanais (com uma duração aproximada de 2 horas), lideradas por dois facilitadores com formação certificada no programa. Exste sempre: serviço de baby-sitting e pausa a meio da sessão.

 

Onde? Contextos da comunidade (pré-escolas, escolas, igrejas, centros comunitários, associações, centros de saúde) e em contextos clínicos (hospitais e clínicas pediátricas, unidades de saúde mental, centros privados de intervenção terapêutica).

 

Objetivos: Diminuir os fatores de risco familiar através da promoção de competências parentais, do fortalecimento das famílias e do aumento da sua compreensão acerca de vários aspetos do desenvolvimento infantil e das diferentes caraterísticas temperamentais da criança, visando-se especificamente: i. aumentar as abordagens parentais positivas e, consequentemente, a cooperação e obediência da criança e a confiança e competência parentais; ii. promover a relação e a vinculação entre pais e filhos; iii. desenvolver a capacidade dos pais para promoverem, através da brincadeira/jogo, o desenvolvimento de competências académicas e de linguagem, emocionais, sociais e de persistência da criança; iv. diminuir as estratégias parentais negativas baseadas na crítica e violência e substituí-las por estratégias positivas; v. aumentar e promover a rede de suporte da família; vi. estreitar a relação entre os contextos familiar e escolar.

Parte-se da premissa que as estratégias do topo da pirâmide só funcionarão bem se existir uma base sólida, ou seja, se as estratégias da base da pirâmide estiverem presentes e forem aplicadas de forma consistente.

 

Contéudos:  Brincar seguindo as pistas da criança; a atenção positiva; o tempo especial; os comentários descritivos; o treino de aptidões académicas, sociais, emocionais e de persistência; elogio e reforço positivo eficaz; estabelecimento eficaz de limites - regas de casa claras, rotinas previsíveis e ordens específicas e em número reduzido; ignorar, distrair, redirecionar, tempo de pausa como forma de a criança se acalmar e consequências lógicas e naturais; resolução de problemas. desenvolvimento de estratégias cognitivas e comportamentais para desafio dospensamentos disfuncionais e sentimentos de stresse e raiva dos pais. 

 

 

O programa anos incríveis pais e Bebés

Objetivos para os bebés:

Otimizar o desenvolvimento social e emocional; Promover uma vinculação segura aos pais; Otimizar o desenvolvimento físico, intelectual e da linguagem.

 

Objetivos para os pais: Fortalecer as relações positivas e o investimento no bebé; Aumentar a compreensão sobre as etapas do desenvolvimento e promover expectativas realistas; Aumentar a sensibilidade às pistas do bebé e a consciência de diferenças no temperamento; Promover aptidões de comunicação positiva com os bebés; Fomentar redes de suporte.

 

Componentes do programa 

Parte 1 – Tornar-se família – conhecer o seu filho

Parte 2 – Comunicar com o bebé

Parte 3 – Estimulação física e visual

Parte 4 – Ler a mente do bebéParte

5 – Aumentar a rede de apoioParte

6 – Quando o bebé ganha consciência de si

 

Métodos: Programa desenvolvido em grupos de pais; dinamizado por dois facilitadores ao longo de 8 sessões semanais. 

bottom of page