top of page

SOBRE NÓS

A Associação de Solidariedade Social Pais como Nós surgiu na sequência de um projeto de investigação, que juntou uma equipa que trabalhou ao longo de 5 anos com pais e educadores de crianças em idade pré-escolar com problemas de comportamento com os programas Anos Incríveis (www.incredibleyears.com). Para darmos continuidade ao trabalho iniciado e continuarmos a perseguir um sonho, o de intervir em idade precoce, fazendo a diferença quando os problemas ainda podem ser contornados, fundámos esta Associação. 

Pais como Nós porque todos os pais, de diferentes idades, backgrounds, culturas e em diferentes etapas do ciclo de vida se confrontam com desafios semelhantes e universais na tarefa de educar, criar, cuidar de um filho. Não se nasce com a vocação, o instinto de ser mãe ou pai; e também não é uma tarefa que se ensine, nem os filhos trazem o tão desejado manual de instruções... Mas ser mãe ou ser pai pode ser uma tarefa incrível, capaz de nos despertar sentimentos paradoxais. Na maior parte das vezes entusiasmante, mas nem sempre fácil ou livre de dúvidas.

Pais como Nós, para os pais que ousam “sair da ilha para ver a ilha, não nos vemos se não saímos de nós” como escreveu Saramago; para os pais que aceitam o desafio de se questionar, de se emocionar, de repensar a sua parentalidade à procura de ideias mais eficazes e de criar relações fortes e positivas com os seus filhos.

A Associação de Solidariedade Social Pais como Nós foi fundada a 13 de Fevereiro de 2014 por duas psicólogas (Andreia Azevedo e Tatiana Carvalho Homem) que trabalham há cerca de 15 anos com crianças, adolescentes e famílias. Duas psicólogas que se cruzaram de diferentes formas no seu percurso e mais recentemente, em 2008 se reencontraram por dois motivos: o Doutoramento e o programa para pais Anos Incríveis. Desde aí, têm partilhado projetos de investigação, ações de formação, workshops e sobretudo a tarefa incrível de fazer grupos de pais e a paixão pelos ANOS INCRÍVEIS. 

São líderes certificadas de grupos de Pais Anos Incríveis (3-8 anos). Atualmente, supervisoras de outros líderes de grupos e, em breve iniciarão o seu processo como mentoras. Pelo caminho tiveram filhos, terminaram o doutoramento, dinamizaram diversos grupos de pais, formaram-se no programa Anos Incríveis para bebés e conheceram famílias, com as mesmas dúvidas e questões que também elas enfrentam enquanto mães.

A elas juntaram-se outras pessoas, de diferentes áreas profissionais, que também partilham este mesmo interesse e paixão: na parentalidade, na prevenção da saúde mental e no desenvolvimento de trajetórias mais felizes e positivas. São "os anos em que tudo acontece" e onde o apostar na prevenção faz todo o sentido!

Obrigada por se interessar pela Associação Pais como Nós. Seja bem-vindo!

bottom of page